top of page
projetos de arquitetura

 

Regra geral, um projeto tem 6 fases, podendo, contudo variar dependendo do grau e complexidade deste.

A passagem à fase seguinte faz-se sempre depois da aprovação da fase anterior por parte do cliente.

 

Fase 1

consulta

 

fase2

Definição do programa preliminar

è nesta fase que o arquiteto desenvolve o conceito preliminar do projeto, de acordo com o combinado na fase anterior. Normalmente, consiste na apresentação de desenhos a diferentes escalas, podendo ser apresentado maquetas e/ou simulações tridimencionais (3D) do proposto, de modo a facilitar a compreensão do mesmo por parte do cliente. É nesta fase que se inicia o desenvolvimento dos projectos de especialidades, podendo ser da responsabilidade do arquiteto, ou passando só pela sua coordenação.

 

Fase 3

Projeto Base/ pedido de Licenciamento

Fase onde o arquiteto desenvolve o projeto em conformidade com o estabelecido na fase anterior, preparando o processo de aprovação pela respetiva Câmara Municipal, bem como pelas demais entidades envolvidas no licenciamento do mesmo, perante as quais o arquiteto é o responsável técnico do projeto de arquitetura. Em simultâneo ou posteriormente ao licenciamento do projeto de arquitetura, proceder-se-à à entrega dos restantes projetos de especialidades legalmente exigidos para a aprovação.

 

Fase 4

Projeto de execução, Medições e Orçamentos

Após a aprovação por parte da Câmara Municipal e demais entidades dos diversos projetos [ARQUITETURA ESPECIALIDADES]

o arquiteto  prepara o projeto de execução, apresentando sob forma de peças desenhadas e escritas, de fácil interpretação por parte dos diversos intervenientes na sua materialização e onde se especifica todos os trabalhos necessários para a execução da obra [por exemplo, processos construtivos, materiais, carpintarias, etc]. Em paralelo, inicia-se o processo de medições e orçamentação, onde se discrimina todas as quantidades de materiais a utilizar, tipos de trabalhos a realizar e a forma de execução, de modo a poder aferir-se o valor da obra. É a partir destes dois documentos, projeto de execução e medições/orçamento que se elabora um caderno de encargos, documento escrito que especifica as condições técnicas gerais e especiais de construção e vincula a empresa de construção às demais condições de obra.

 

Fase5

Selecção da empresa de construção

É nesta fase que o cliente seleciona a empresa de construção a realizar os trabalhos de construção da obra.

O arquiteto poderá colaborar com o cliente nesta fase, auxiliando na análise da capacidade técnica dos diversos candidatos, bem como na análise do preço e prazo para concretização da obra.

 

Fase 6

Assistencia técnica

Esta é a da materialização de todo o trabalho desenvolvido até ao momento, A certificação que o seu projeto é cumprido.

São prestados os esclarecimentos de dúvidas de interpretação, informações complementares ao projeto, auxilio ao dono de obra na verificação da qualidade dos materiais e da execução dos trabalhos.

 

 

arquitetura ao serviço de todos

​                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

RCarquitetura / Tel.914-215-064 / correia.rogério@gmail.com / © 2023 by RCarquitetura. Proudly made by Wix.com

  • facebook
  • Twitter Round
  • googleplus
  • flickr
bottom of page